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O presente projeto refere-se à publicação de um Livro/ Método de Bateria abordado dentro da linguagem do Congo Capixaba.
Através da inserção de instrumentos de percussão característicos das Bandas de Congo à bateria, apresentar-se-á, a partir de sua linguagem rítmica, exercícios técnicos progressivos de coordenação motora e independência para Bateria.
Site: http://www.thiagovieira.mus.br http://www.thiagovieira.mus.br
Descrição
O presente projeto refere-se à publicação de um Livro/ Método de Bateria abordado dentro da linguagem do Congo Capixaba. Este livro se dará em formato impresso e também em formato digital (e-book), contendo áudios para apreciação.Ritmo de tradição oral executado por grupos de pessoas com instrumentação típica, o Congo Capixaba está presente em diversas regiões do Estado do Espírito Santo.
Através da inserção e da adaptação de instrumentos de percussão característicos das Bandas de Congo do Estado à bateria, apresentar-se-á, a partir da linguagem rítmica e idiomática dessa manifestação cultural, exercícios técnicos progressivos de coordenação motora e independência para Bateria. Contribuindo assim para o aumento do repertório para este instrumento, proporcionando ao leitor uma aproximação entre a técnica do instrumento e a cultura do Estado, a tradição e a inovação.
Este projeto é resultado de pesquisa realizada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO/PROEMUS.
Uma das principais manifestações e símbolos culturais do Estado do Espírito Santo são suas Bandas de Congo. Há centenas de anos estão presentes nos encontros populares em diversas regiões do Estado. Ritmo de tradição oral, traz consigo a história do povo capixaba. Como disse Jaceguay Lins, “uma bem-sucedida mistura musical de índios, europeus e africanos” (LINS, 2016, p. 97).
Fundamentado no processo evolutivo da Bateria na música brasileira, apresentamos neste trabalho, mais uma opção de linguagem musical adaptada ao setup da Bateria, baseada nos instrumentos de percussão típicos do Congo Capixaba, podendo contribuir como uma nova opção rítmica a somar aos estudos e repertório do instrumento, expandindo suas possibilidades.
Os exercícios técnicos progressivos baseados na linguagem idiomática do Congo Capixaba que serão apresentados neste trabalho, visam o aprimoramento técnico do baterista e o desenvolvimento de sua coordenação motora, independência e criatividade no instrumento.
Com isso, vemos que a expansão e consequente adaptação do Congo Capixaba à bateria, além de enriquecer tecnicamente a performance do músico baterista, contribui para a modernização, a manutenção, o fomento e a propagação da cultura do Estado do Espírito Santo. Deste modo, vemos a necessidade de mais trabalhos sobre o assunto, divulgação e adaptações, para que o Congo Capixaba, enquanto manifestação cultural, esteja inserido não somente nas instituições formais de ensino mas em todos os nichos do Estado e do Brasil, levando a cultura e o conhecimento capixaba.
